Aula com troca de saberes agroecológicos enriquece debate sobre projetos sustentáveis para a agricultura familiar local

"Aconteceu no dia 3 de abril de 2019 mais uma rodada de troca de saberes em sala de aula da disciplina de Extensão Rural agora com o convidado, o Engenheiro Agrônomo Pedro Leon Carvalho, que nos proporcionou um grande enriquecimento de saberes ao trocarmos experiências do seu dia-a-dia nos projetos agroecológicos junto às famílias de agricultores de Barbacena, São João Del Rei e microrregiões do Campo das Vertentes.

O profissional nos contou um pouco de sua história profissional e do início dos trabalhos em Barbacena junto às entidades de apoio à agricultura familiar, colocando temas diversos da agricultura convencional e agroecológica com seus entraves, fragilidades,potenciais e oportunidades. Os discentes dos cursos de Agronomia e Gestão Ambiental presentes na aula, puderam debater e refletir sobre as principais ideias apresentadas juntamente com a participação do professor de Olericultura e Agroecologia do campus, Laércio Boratto de Paula que nos deu a honra de apoiar e aquecer o debate.

Eventos como este oferecem oportunidades aos alunos, futuros profissionais das ciências agrárias e ambientais, para a quebra de paradigmas e contato com novas experiências locais da agricultura familiar, diz o professor José Alcir Barros de Oliveira, responsável pela disciplina. Agradecemos ao Sr. Pedro Leon de Carvalho pela presteza e prontidão ao convite e esperamos contar com sua participação em outros eventos e ações parceiras com o nosso Instituto Federal Campus Barbacena, como propôs aos alunos: o estágio de vivência no projeto Rede “Trem Natural”. " Texto e fotografias : Prof. José Alcir