IF Sudeste MG inaugura Escritório de orientação educacional para estudo superior nos EUA

O Escritório do IF Sudeste MG é o segundo do Brasil e o primeiro de Minas Gerais entre os Institutos Federais

A inauguração do Escritório de orientação educacional para estudo superior nos EUA, o EducationUSA, será dia 24 de abril, às 10 horas, na Reitoria do Instituto. O Reitor do IF Sudeste MG, Professor Charles Okama de Souza, o prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas, Pró-reitores, Diretores gerais e professores estarão presentes. Além deles, a Cônsul do Escritório da Embaixada dos Estados Unidos em Belo Horizonte, Rita Rico, e a Coordenadora Regional do Education USA para o Cone Sul, Rita Moriconi, confirmaram presença.

Processo

Em dezembro do ano passado, o IF Sudeste MG assinou um memorando de entendimento com a Embaixada dos Estados Unidos para a instalação de um escritório de orientação educacional para estudo superior nos EUA, o EducationUSA. A iniciativa partiu do Escritório de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado Norte-Americano. O projeto é parte de uma rede de mais 500 escritórios espalhados ao redor do mundo, que permite acesso a informações atualizadas, precisas e objetivas sobre o estudo naquele país. O IF Sudeste MG, enquanto instituição que contribui para atender a demandas sociais e desenvolver arranjos produtivos locais da Zona da Mata mineira, será o primeiro Instituto Federal do estado de Minas Gerais a abrigar o escritório, além de ser o segundo do Brasil.

Importância

O Assessor de Relações Internacionais do IF Sudeste MG, Daniel Augusto de Oliveira, explica que  ter um escritório EducationUSA, torna o Instituto um centro de aconselhamento oficial do governo dos Estados Unidos para estudo superior no país. Compete ao Escritório oferecer informações e orientações sobre os seguintes assuntos:

- A experiência de estudar nos EUA: sistema educacional dos Estados Unidos, a vida nos campi de Instituições de ensino superior americanas, informações aos pais dos alunos que se interessam em candidatar-se à uma vaga em universidades dos Estados Unidos;

- Passo-a-Passo para estudar nos EUA;

- Organização de eventos (palestras, Feiras, Seminários) em Juiz de Fora com universidades americanas e

- Facilitação de parcerias interinstitucionais para o desenvolvimento de ensino, pesquisa e inovação, e extensão.

A expectativa é que o Escritório traga efeitos positivos não só para o Instituto, como também para a cidade e região: “Esta inauguração representa uma ação de grande impacto social, político, econômico e acadêmico para as comunidades de Juiz de Fora, da Zona da Mata Mineira e do Estado de Minas Gerais”, avalia o Assessor.

Ascom/Reitoria
10/04/2019